COMO SURGIU ESTE BLOG?



COMO SURGIU ESTE BLOG?

Duas amigas dividiam um apartamento e uma delas gostava de cozinhar. Um dia uma amiga de uma delas veio visitar, depois trouxe outra amiga, que trouxe outra amiga e assim foi... Quem não cozinhava aprendeu e tomou gosto pela coisa. Quem já cozinhava virou expert e tem falado até em virar chef! Tem aquelas que vem sempre e tem também as visitantes ocasionais... E esta foi nossa primeira receita, criada em conjunto, totalmente improvisada. Experimente que dá certo! É uma delícia!
E para finalizar, o resultado fica assim: um jantar toda semana entre amigas, que se revezam na cozinha e nas receitas (mas às vezes falam todas ao mesmo tempo) ;)




Encontre sua receita

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como eu faço Hamburguer Caseiro


Atendendo a pedidos, hoje eu repetirei aquele hamburguer caseiro aqui em casa!
Eu aprendi este hamburguer no programa de tv do Jamie Oliver, e a receita está no livro: Jamie Oliver - Revolução na Cozinha.
O que é esta tal "Revolução na cozinha" jamies-food-revolution? Todos podem aprender a cozinhar e comer bem! :)
Qual o plano? Escolher uma das receitas do projeto: "JAMIE'S FOOD REVOLUTION", tornar-se expert nesta receita, em sua própria casa e depois passar adiante!!! (Fwd :)
O PASSE ADIANTE é se comprometer a ensinar mais pessoas a fazerem a mesma receita, e hoje eu ensinarei minhas amigas a fazer o hamburguer, que pode também pode ser congelado. É infinitamente melhor do que os hamburgueres congelados que temos por aí.

Então, este é o meu PASSE ADIANTE:

Para 6 unidades de hamburguer, você irá utilizar 500g de uma boa carne moída (filé mignon ou maminha).
A parte mais divertida: quebrar 12 cream crackers  enroladas em um pano de parto ou saco plástico até elas ficarem em migalhas, se preferir pode usar um triturador de alimentos.


Misturar: carne, farelos de cream crackers, um pouco de salsa fresca picada, 1 colher de sopa de mostarda dijon, 1 ovo inteiro, sal e pimenta do reino moída a gosto. Você pode misturar com as mãos e se divertir um pouco mais ;)
Enquanto misturava tudo, aquela massa me lembrou um steak tartare!


Depois de misturar, faça bolinhas com um punhado de carne que cabe na palma da mão e amasse até ficar um disco de uns 2 cm de espessura. Este é seu hamburguer! Jogue um pouco de azeite de oliva e deixe na geladeira até a hora de grelhar.
Eu gosto da carne cozida por fora e vermelhinha por dentro, mas há quem prefira os bem passados... É só prestar atenção na hora em que levar a carne a grelha, aquecida com um fio de azeite.


Acompanhamentos: pão tostado na mesma grelha que o hamburguer, saladinha e queijo derretido (o famoso X-salada...), ou então um purê de batatas e hamburguer no prato.

2 comentários:

  1. As fotos ficaram ótimas! O meu hambruger está congelado, ou não sobrou nenhum! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Uau, gostei das fotos!
    Vou tentar fazer amanhã o hamburger, vamos ver...

    Beijos!

    ResponderExcluir